Fedustria
Client
Belgium
Double Materiality Assessment for the Wood and Furniture Industry
2025 · Finance & Insurance, Sector federations · Europe, Belgium
A Isabel, uma joint venture de bancos belgas, estabeleceu uma parceria com a Sustenuto para desenvolver apoio ESG adaptado às PME para o Kube ESG. Esta plataforma segura está alinhada com a norma europeia VSME e simplifica o reporte de sustentabilidade para PME. O backend foi desenvolvido pela Karomia, uma empresa de software ESG focada em soluções baseadas em inteligência artificial. A principal tarefa da Sustenuto foi criar orientação humana para melhorar a experiência do utilizador e permitir às PME recolher e estruturar facilmente os seus dados de sustentabilidade em relatórios claros e partilháveis.
Recursos limitados significam que as PME enfrentam desafios relacionados com a transparência de dados ESG
A Isabel estabeleceu uma parceria com a Sustenuto para desenvolver orientação adaptada às PME para o Kube ESG
O projeto foca-se em orientação humana e acessível sobre todos os pontos de dados VSME, de forma a criar a necessária adesão por parte das PME
O Kube ESG foi lançado a 18 de novembro de 2025 em inglês, neerlandês e francês
A Sustenuto apoiou-nos na criação de orientação para a ferramenta de reporte de sustentabilidade Kube. Desenvolveram textos claros e extensos para guiar as empresas no preenchimento do inquérito de sustentabilidade Kube, com foco nas PME. Foi demonstrado um conhecimento profundo de sustentabilidade ao longo do projeto, aliado a uma forma de trabalhar muito profissional. Cooperação muito agradável!
Guy Capiau
Program Manager, Isabel
A Isabel é uma empresa RegTech especializada em soluções de dados para o setor financeiro. Oferece vários serviços-chave, incluindo o Kube, uma plataforma de partilha de dados verificados. A pedido dos quatro bancos belgas (Belfius, BNP Paribas Fortis, KBC e ING), a Isabel desenvolveu o Kube ESG para permitir às PME gerar e partilhar relatórios de sustentabilidade com bancos, entre outras entidades.
Durante o desenvolvimento do Kube ESG, a Sustenuto prestou apoio ESG à Isabel, elaborando orientação adaptada às necessidades das PME para ser incorporada na ferramenta. A Karomia desenvolveu o ambiente de backend do Kube ESG.
As pequenas e médias empresas (PME) enfrentam um desafio crescente para cumprir as expectativas em torno da transparência ambiental, social e de governação (ESG). Ao contrário das grandes empresas, frequentemente carecem de recursos internos — como tempo, pessoas e conhecimento especializado — para responder adequadamente a questões relacionadas com ESG colocadas por fornecedores, clientes e autoridades.
Além disso, restrições financeiras e maturidade digital limitada restringem ainda mais a sua capacidade de se focarem em práticas sustentáveis. Por fim, as ferramentas de recolha de dados ESG disponíveis são frequentemente demasiado complexas ou inadequadas para PME, criando um fosso entre expectativas e capacidades práticas.
Com a publicação da Norma Voluntária de Reporte de Sustentabilidade para PME não cotadas (VSME), a EFRAG procurou proteger as PME de pedidos excessivos de dados por parte dos seus parceiros de negócio. O Kube ESG pretende tornar-se a ferramenta de referência para as PME recolherem e estruturarem os dados necessários para responder a estes pedidos.
Para facilitar a adesão das PME, foi solicitado à Sustenuto que reduzisse a complexidade dos temas de sustentabilidade e oferecesse apoio aos utilizadores desta nova ferramenta.
Enquanto especialista em ESG, a Sustenuto prestou aconselhamento e apoio ao longo das fases do projeto (2024-2025). Nesse âmbito, desenvolvemos orientação acessível para ajudar as PME a compreender quais os pontos de dados ESG solicitados e porquê, o que significam na prática, e onde os utilizadores podem encontrar informação relevante (documentos, pessoas responsáveis, websites, etc.).
A Sustenuto forneceu esta orientação para todos os pontos de dados VSME.
O público-alvo são as PME, incluindo aquelas sem conhecimento prévio de temas ESG como emissões de gases com efeito de estufa ou economia circular. A Sustenuto desenvolveu a orientação com base nos seguintes princípios:
Alinhar toda a orientação com a VSME
Indicar à PME a pessoa, documento ou website onde é mais provável encontrar os dados solicitados
Escrever de forma humana e acessível
Ter em mente as microempresas, como uma padaria ou um pequeno prestador de serviços
Criar envolvimento explicando a que se refere cada ponto de dados
Usar exemplos, de todas as dimensões e setores, para ilustrar tipos de respostas desejadas
Orientar as PME interessadas para fontes adicionais de informação, como websites com mapas interativos
Para cumprir as considerações relacionadas com este projeto, a Sustenuto utilizou múltiplos design sprints para entregar a orientação para todos os pontos de dados VSME. Foi dada especial atenção ao desenvolvimento de instruções detalhadas e passo a passo para temas mais complexos, como riscos climáticos.
Em paralelo à orientação para todos os pontos de dados, a Sustenuto criou também um glossário e elaborou FAQs. Por fim, a Sustenuto reviu minuciosamente as traduções para francês e neerlandês antes de entregar a orientação finalizada.
A Sustenuto é uma consultora estratégica ESG certificada B Corp, com mais de 20 anos de experiência e escritórios em toda a Europa. Enquanto Friend of EFRAG-Sustainability Reporting, a Sustenuto apoia o desenvolvimento de normas de reporte de sustentabilidade de alta qualidade na Europa. Nesta qualidade, estava idealmente posicionada para prestar apoio ESG à Isabel no alinhamento da sua ferramenta Kube ESG com a norma VSME.
A Sustenuto elaborou mais de 50 páginas de orientação acessível em inglês, neerlandês e francês para colmatar o fosso entre as expectativas de pedidos de dados e as capacidades das PME.
Lançado em novembro de 2025, o Kube ESG disponibiliza uma plataforma clara e orientação prática que as PME podem utilizar para recolher e estruturar dados de sustentabilidade em relatórios claros e partilháveis.
Isabel: Kube ESG tool
Febelfin: Kube maakt duurzaamheidsrapportering toegankelijk voor KMO's
TRENDS: Met Kube ESG maakt Isabel duurzaamheidsrapportering toegankelijk voor kmo’s
De Tijd: Banken helpen kmo's duurzaamheidsrapport op te stellen
L'Echo: Avec Kube, toutes les PME belges peuvent désormais publier un rapport de durabilité
Odoo: Kube ESG: Making Sustainability Reporting Work for SMEs
Karomia: Kube makes sustainability reporting accessible for SMEs
Fedustria
Client
Belgium
Vlerick Business School
Client
Belgium, Europe
JSR Micro
Client
Worldwide, Japan